Meu sonho é viver de escrever

by - quarta-feira, setembro 27, 2017

"E quando todo mundo desacreditar do meu sonho? 

É aí que está...O seu sonho é SEU e de mais ninguém."

Desde os meus 11 anos comecei a esboçar minhas primeiras produções escritas. A primeira que tenho registrada é um poema sobre liberdade. Junto com a paixão pela escrita veio o amor pela leitura. Esses dois andam de mãos dadas.

Daí em diante comecei a escrever. Principalmente diário e poesias.Fiz cadernos e mais cadernos, até que decidi publicar na internet. Criei o meu primeiro blog em 2011, com algumas poesias selecionadas. Mas tenho muitas outra. Da última vez que contei, eram mais de 300 poesias.

Anos a frente fui parar na faculdade de Letras, justamente pensando que gostava de escrever. Por que não jornalismo? Naquela época achava que não era criativa o suficiente e que não queria aparecer na televisão falando sobre mais uma tragédia.


A faculdade

Minha formação em Letras é licenciatura em Português e Inglês, logo 99% dos meus amigos foram para sala de aula. E eu também fui. MAS... Embora eu tenha técnica para ensino, essa nunca foi minha paixão. Não me imagino acordando empolgada porque teria mais um dia ensinando gramática. O que me empolga mesmo é abrir o editor de texto e deixar as palavras fluírem. Nada me dá mais orgulho do que um texto terminado. E eu amo reler meus textos (coisa de escritora coruja).

Perto do fim da faculdade, despertei para a ideia de ser redatora.Nessa época já estava com esse blog há um ano, por aí. Fui até chamada para uma entrevista. Fiquei tão animada e tinha certeza que conseguiria a vaga e... É, não consegui.

Passei por 3 etapas do processo seletivo (currículo,portfólio,entrevista) e quando foi para enviar os textos de teste, nunca soube o que aconteceu. Acho péssima essa atitude das empresas. É justo que o candidato saiba pelo menos que foi reprovado formalmente e não através de um chá de sumiço. 

Nisso lembro de um conversa com uma das minhas professoras favoritas. No meio do assunto de mestrado e pós, comentei que queria ser redatora, mas não sabia qual pós seguir.Ela comentou -com um certo ar de desdém- que para isso não precisava de pós. E aquilo me deixou meio mexida. Além disso, enviei vários currículos e  não tive resposta de nenhum.

Então decidi que a carreira de redatora não era para mim e que o melhor que faria era ir para sala de aula.

E aí que entramos na nossa reflexão

Eu tinha acabado de descobrir uma área com a qual tinha afinidade.Estava animada. Amava o  trabalho (escrever criativamente). E... Desisti. Deixei para lá porque uma empresa não me aprovou no processo seletivo, uma professora me desencorajou e as vagas estavam difíceis. Eu via nesses acontecimentos o sinal de que as pessoas não acreditavam que eu poderia seguir aquela carreira. E, com isso, meus amigos,  voltamos para o começo...

"E quando todo mundo desacreditar do meu sonho? 

É aí que está... O seu sonho é SEU e de mais ninguém."

Não são os outros que precisam validar o que eu amo. Não são os outros que tem que me dizer que eu vou acordar inspirada por poder escrever mais um artigo para o blog e compartilhar minhas ideias da forma que me faz mais feliz. Que me faz entrar em flow. Se meu sonho é viver de escrever, eu ,e apenas eu, tenho que confiar que vou conseguir isso. 

A primeira pessoa a te colocar para frente precisa ser você mesmo. Hoje ainda que eu leve 20 nãos de empresas eu confio na minha habilidade de escrita e sei que além de técnica eu tenho paixão. E rodei anos e anos procurando paixão no trabalho e ele estava lá (ou aqui) o tempo todo.

Creia no seu sonho e lute por ele

Se você tem um sonho, seja o seu maior encorajador. Seja ele  viver de escrever, cantar, ser engenheiro, ser médico ou ser cantor. 

• Se isso te faz sentir conectado com um propósito, siga. 

• Se você não se importaria de estudar todo dia sobre isso, ler muito material, ver palestras,participar de cursos e seminários, siga.  

• Se isso te faz acordar animado às 6 am para fazer essa atividade, siga. 

Acredite no seu potencial, porque você vai sim conseguir viver do seu sonho. 

Agora que eu compartilhei minha história com com você, gostaria de saber a sua. Deixe aqui nos comentários o que você é apaixonado, mas não tem apoio das outras pessoas.















You May Also Like

0 comentários

Ei, deixe seu comentário! Sua opinião faz a diferença por aqui. Se tem um blog,pode colocar seu link para eu retribuir a visita, mas não faça SPAM,hein.