Como montar um cronograma de atividades

by - terça-feira, setembro 26, 2017

Uma das grandes dificuldades dos nossos dias atuais é manter o foco em algo. Estamos trabalhando, mas usando o Whatsapp. Estamos navegando na internet e com 20 abas abertas. Estamos namorando, mas prestando atenção na notificação do Facebook.Ufa!

Mas que é esse é o problema nós sabemos e qual é a solução? O título já dá a resposta: organização de tempo. Tirar blocos de horários para cada atividade é algo que vai mudar sua vida. E a forma mais fácil para fazer isso é montar um cronograma de atividades.

 por que preciso de um cronograma de atividades

Mas...O que é um cronograma?

Cronograma é uma ferramenta para gerenciamento de tempo. Ou seja, algo que te ajuda a organizar as horas do seu dia. Ele pode ser diário, semanal ou mensal, de acordo com a sua necessidade. O cronograma é formado por listas de atividades uma ligada a outra. Essas atividades são organizadas de acordo com o calendário, considerando os finais de semanas, feriados, dias importantes para você etc. 
Ele funciona como um guia para que você perceba quanto tempo tem disponível e quanto vai gastar em cada atividade que pretende fazer. É o bom e velho planejamento e hoje em dia com nossa vida corrida, ser planejado é um diferencial. 
  o que é cronograma de atividades
E como montar um cronograma?
Conseguir se organizar é uma arte. Então, fique atento a essas dicas para  fazer seu tempo render muito e realizar todas as coisas que você planejou. Montar um cronograma é simples, você só precisa ter a técnica certa.Quer saber como? Então vamos lá!
1 - Anote suas atividades 
Para montar o seu cronograma da melhor forma possível você deve adaptar o planejamento ao seu dia. Anote tudo que faz desde a manhã até a noite. Se trabalha ou estuda, lembre de deixar esses horários bem marcados. Lembre também de deixar uma pausa depois de cada refeição. Outra coisa importante é deixar um tempo para o seu lazer, conversar com os amigos, jogar um pouco, ler um bom livro de ficção ou ver aquela série. Afinal, ninguém é de ferro.
2- Defina os horários do dia
Depois de anotar o que você faz no seu dia, estipule um horário para cada  tarefa no seu cronograma de atividades. Para isso seja realista, não coloque que de 10h às 10h30 vai terminar aquela pesquisa para a faculdade, se o professor pediu 10 laudas. Tenha sempre gentileza com você mesmo e saiba os seus limites. 
3- Tenha uma visão geral
Além de ter o cronograma do dia a dia é bom ter um calendário com os acontecimentos mais importantes do mês. Tendo uma visão geral, você consegue se planejar para dar prioridade àquele aniversário da sua mãe ou o dia de prova. Algumas vezes colocando apenas no planejamento diário essas datas poderiam passar despercebidas e você só iria notar quando já estivesse bem perto.
4- Tenha um planner
O planner é melhor do que a agenda, por ser mais detalhado. Nele você consegue esses dois recursos que foram citados: espaço para anotar os horários do dia e também um local para o planejamento total do mês. Você pode comprar em alguma papelaria ou internet, mas em geral eles são caros. Uma dica que eu dou é baixar o planner gratuito da Gaveta Mix. É o que eu uso e adoro. 
 dicas para cronograma de atividades
Tudo certo?
Agora que você já aprendeu a montar seu cronograma de atividades, tendo uma noção de tudo que faz no dia, estipulando horários,mantendo uma visão ampla do mês e uma ferramenta para organização, não tem desculpas para não fazer a sua semana ser bem mais produtiva, não é? Que tal compartilhar essa ideia nas redes sociais e, quem sabe, ajudar outras pessoas a se organizarem melhor.

You May Also Like

0 comentários

Ei, deixe seu comentário! Sua opinião faz a diferença por aqui. Se tem um blog,pode colocar seu link para eu retribuir a visita, mas não faça SPAM,hein.