Ideais X Realidade: A felicidade é inútil

by - sábado, outubro 24, 2015

Todos nós temos muitos sonhos e queremos realizá-los.Quando imaginamos esses sonhos tudo parece ser perfeito, chega voam borboletinhas cor de rosa na nossa mente. Vou comprar um carro e ele nunca vai dar problema. Vou namorar e nunca vamos brigar. Vou viajar para o exterior e todos vão ser gentis comigo.


No mundo das ideias tudo é,pasmem, ideal. Não contamos com a nossa velha amiga realidade, na qual tudo é lucro e a lei do que é mais proveitoso. Na verdade, quando eu paro para avaliar nosso sistema capitalista tenho tristeza. Nós passamos um terço do dia trabalhando por dinheiro, outro terço dormindo (teoricamente) e a outra parte que nos sobra reclamando ou cansados de tudo isso. 

Vivemos na correria e isso não nos dá tempo de buscar aquela coisinha, sabe... Aquela... A tal felicidade. Seria a felicidade um ideal?Entrando na discussão existencialista, pra que vivemos? Os sonhadores dizem que é justamente para buscar a tal felicidade, mas e os realistas, o que dizem? 

Vivemos para pagar contas? Vivemos para criar os filhos? Vivemos para ser úteis a algo ou alguém? Talvez esta última seja a mais aceita. Vivemos para ser úteis. No trabalho ganhamos dinheiro porque somos úteis. As pessoas se aproximam de nós porque somos úteis. Nós nos sentimos menos vazios porque somos úteis. 

Eu sei que me sinto muito feliz quando consigo ajudar alguém. Quando vejo que aquela pessoa conseguiu sair de uma situação ruim porque eu estava lá. Eu fui útil para aquela pessoa, mas você poderia pensar "ajudar alguém, para quê? O que você GANHOU com isso?".É é justamente curioso porque o professor Clóvis de Barro Filho, filósofo, diz que a felicidade está nas coisas inúteis. Ser útil é o que a sociedade quer de nós, o que a realidade cobra. Então, seria isso um choque de ideais e de realidade? Fica para vocês a reflexão.

  

You May Also Like

0 comentários

Ei, deixe seu comentário! Sua opinião faz a diferença por aqui. Se tem um blog,pode colocar seu link para eu retribuir a visita, mas não faça SPAM,hein.