Onde X Aonde

by - sábado, abril 23, 2016

Olá,pessoal! Hoje vamos tirar mais uma dúvida de Português! Você sabe a diferença do onde para o aonde, com a? Não? Então vem comigo e vamos viajar nessa aprendizagem.



Onde: Mostra o lugar que alguma coisa ou alguém está. Indica permanência e tem o sentido de "em que lugar".

Exemplos:

Onde está meu notebook? (Em que lugar está meu notebook?)
Não sei onde ficarei hospedado. (Não sei em que lugar ficarei hospedado.)
Meu celular, onde está? (Meu celular, em que lugar está?)

Aonde: Dá a ideia de movimentação. Indica movimento e pode ser substituído por "para que lugar" ou "para onde". 

Exemplos:

Aonde vamos hoje? (Para que lugar/para onde vamos hoje?)
Você quer ir aonde? (Você quer ir para que lugar/para onde?)
Marcos vai aonde? ( Marcos vai para que lugar/para onde?)

Truque:

Repare que nas sentenças que usamos "onde"não podemos substituir por "para onde"/ "aonde": "Para onde" está meu notebook? / Não sei "para onde" ficarei hospedado./ meu celular, "para onde" está?.


Exercícios

1) Complete os trechos abaixo com onde ou aonde:

___________ você vai quando sair da aula?
Eu vou ____________ quiser!
_________ estão meus óculos?
_________ iremos amanhã?
_________ iremos nos encontrar?
Minha blusa, você colocou_________? 

2) Escreva nos comentários um diálogo usando as estruturas onde e aonde.


Respostas

1) Aonde - aonde - Onde -  Aonde - Onde -  Onde

2) Maria: Aonde você vai, mãe?
    Joana: Eu vou aonde tenho que ir.
    Maria: E onde seria esse lugar?
    Joana: Ao supermercado,oras. 


E ficamos por aqui hoje,pessoal. A dica foi útil para vocês? Espero que sim. Abraços!


You May Also Like

0 comentários

Ei, deixe seu comentário! Sua opinião faz a diferença por aqui. Se tem um blog,pode colocar seu link para eu retribuir a visita, mas não faça SPAM,hein.