Será que é a hora de morar sozinha? Veja esses 5 sinais

by - segunda-feira, agosto 10, 2020

Morar sozinha é uma grande aventura! Se esse é o seu desejo, talvez o caminho pareça longo demais até concretizar essa meta. Ou ainda, você pode ter receio se essa é a melhor decisão para o seu momento de vida, não é?

Calma que eu vou ajudar com isso! Hoje nós vamos falar de 5 indicativos que mostram que é o seu momento de ter sua casa.

Afinal, mesmo que viver com os pais seja confortável, chega uma hora que sentimos que é o momento de ter nossas próprias experiências. Agora, vamos para as dicas para você se avaliar.

5 sinais que mostram que é a hora de morar sozinha


Se esse é o seu objetivo, então ele precisa ser um plano completo. Isso significa que apenas dizer “quero morar sozinha” não vai levar você até a sua casa dos sonhos.

Por isso, é preciso tirar essa ideia da mente e colocar em uma planilha, documento ou mesmo o velho caderninho de anotações. Pronta para os sinais?  

1. Você sabe que quer o seu espaço

Você percebeu que deseja privacidade. Isso incomoda ainda mais quem divide o local para dormir com os irmãos. Mesmo que você tenha seu próprio quarto parece que a casa ficou pequena para vocês, não é?

Nessa fase você sente que quer ter sua rotina, cozinhar sua comida saudável, ouvir suas músicas e ver Netflix com os amigos no sofá da sala sem ninguém reclamar.

Ter seu primeiro imóvel parece um sonho, lindeza? Mas pode ser sua realidade se você seguir esses passos que estou mostrando.  

2. Descobriu qual região você quer morar

Antes de sair de casa, é importante saber para qual área você se mudará. Os custos de cada região são variáveis. Aqui, você já está com o valor do aluguel ou financiamento em sua mente.

Você sabe também quais farmácias, mercados, academias e comércios importantes estão perto do local da futura casa. Além disso, ainda tem anotado o valor aproximado que vai usar em passagem ou combustível durante o mês.

3. Já fez um planejamento financeiro

Você já anotou quanto esse desejo vai custar. Não chutou um valor ou definiu os preços que a youtuber mostrou. Você tirou o sonho da mente e fez um plano concreto.

Nessa fase, você anotou tudo para colocar no seu lar, mesmo sem saber se vai comprar ou alugar um imóvel. Uma planilha ou um documento no Word ajuda muito. Feito isso, você também já entrou em sites que vendem móveis e eletrodomésticos para ter um valor base dos itens que você quer e descreveu do lado.

Já adianto que essa parte é maravilhosa, você só leva um susto ao ver o total. Então, é o momento de priorizar os móveis essenciais para você começar. Depois adquira o restante aos poucos. Você tem esse planejamento? Então, pode ir para o próximo sinal.

4. Calculou seu custo de vida morando sozinha

Nessa fase você já entendeu que seus custos vão aumentar. Sendo assim, você avaliou o quanto recebe por mês, quanto já gasta atualmente e foi além.

Você também anotou as despesas básicas de uma casa e os custos futuros, como aluguel, luz, telefone, internet, mercado, cartão de crédito, valor para poupar etc. O que nos leva para o próximo tópico.

5. Tem sua reserva de emergência

Você até pode morar sozinha sem ter uma reserva para as emergências, mas as chances de ter que pedir dinheiro emprestado são altas. Por isso, quem tem certeza que quer sair da casa dos pais, já começou a economizar para os imprevistos.

Os especialistas em economia sugerem 6 meses do seu custo de vida morando sozinha, que você já tem anotado, certo? Fora isso, o ideal é continuar poupando um valor do seu orçamento mensal, mesmo que seja R$ 100,00. Esse dinheiro é para você seguir mobiliando sua casa e aumentar sua reserva.

Se você seguiu todas essas etapas, já sabe fazer feijão, arroz, macarrão e uma carne básica, pode comemorar! Você tem todos os sinais que indicam que é a hora de morar sozinha. Então, aproveite sua liberdade, mas com juízo, hein!

Agora, para quem quer orçar a média de um aluguel ou financiamento em Porto Alegre, eu indico a Imobiliária Bridge. Corre lá para fazer os seus cálculos e achar um imóvel para chamar de seu.

 

You May Also Like

0 comentários

Ei, deixe seu comentário! Sua opinião faz a diferença por aqui. Se tem um blog,pode colocar seu link para eu retribuir a visita, mas não faça SPAM,hein.