Palavrões e Sistema de Crenças

by - terça-feira, janeiro 19, 2016

Uma coisa que eu sempre me perguntei é o que nos leva a acreditar que algo é totalmente certo. É importante lembrar que nenhuma pessoa tem a verdade.Sim! Todos,absolutamente todos,podem pensar ou viver algo que não seja totalmente certo. Essa visão pode até funcionar para ela e não estamos aqui para julgar isso, mas pode não funcionar para você.


Daí é interessante pensar nas coisas que somos condicionados desde muito novos, as coisas que são consideradas verdades absolutas e que passamos a frente sem nem refletir sobre elas. É o caso do "não falar palavrões". É engraçado. Palavrão é algo de pessoas mal educadas, pessoas desbocadas, pessoas incultas. Isso é o que diz a crença. Eu mesma não costumo falar palavrões por isso, mas o que faz de uma palavra comum um palavrão?

Se pararmos para analisar muitos palavrões tem a ver com a vida sexual ou com excrementos do corpo o que nos faz supor que essas coisas são sujas e erradas. Não é estranho? É o nosso próprio corpo e o funcionamento da nossa vida e achamos que isso é sujo e errado. Um "foda-se" é algo que remete a vida sexual e o que tem de sujo ou errado em sexo? 

Claro que os palavrões são só um exemplo das coisas que somos condicionados a pensar desde muito novos. Existem milhares de outras crenças como "não é possível ter tudo", "mais vale um pássaro na mão do que dois voando", "só se consegue subir na vida com trabalho duro", "só estudando muito que se tem futuro" e outras crenças deste modo. Crenças que são desafiadas dia após dia por milhares de pessoas.

Então,vamos combinar uma coisa aqui hoje, eu e vocês, antes de tirar algo como verdade absoluta, pois foi dita por alguém "infalível" vamos questionar se aquilo é realmente válido para nós. Muitas vezes passamos a vida toda limitados sem saber que acreditamos em um senso comum, em uma mentira comum. A nossa vida é livre e só nós podemos determinar o que funciona para nós.

You May Also Like

2 comentários

  1. Verdade bem isso mesmo amiga. Muitas pessoas se deixam influenciar pela opinião e o que as outras pessoas pensam e dizem sobre nós beijos da Ju http://www.cantinhojutavares.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! É importante levar em conta nossa própria opinião. ;)

      Excluir

Ei, deixe seu comentário! Sua opinião faz a diferença por aqui. Se tem um blog,pode colocar seu link para eu retribuir a visita, mas não faça SPAM,hein.