3 Formas fáceis de meditar

by - sexta-feira, janeiro 08, 2016

A meditação é uma técnica usada por muitas pessoas para aumentar a consciência de si mesmo e aliviar o stress. É uma ótima prática para o autoconhecimento e ajuda muito a sentir nosso Eu interior, além de aliviar a preocupação com os problemas cotidianos. 



Hoje vim ensinar a vocês 3 formas de meditar que tenho aprendido desde que comecei a procurar sobre isso. Eu não sou especialista em meditação, mas acredito que se algo está fazendo bem para mim, pode ajudar muitas outras pessoas e não custa nada compartilhar minhas experiências.


Meditação orante

Essa é a técnica que eu tenho utilizado mais. Consiste em juntar meditação e oração. Você só precisa sentar em uma posição confortável (eu uso a posição de pernas cruzadas ou a sentada) e começar.

1. Respire fundo algumas vezes. Lembre que não é preciso levantar os ombros para isso, a respiração profunda consiste em expandir nosso diafragma.

2. Comece a orar. Entre em contato com Deus e comece a falar com ele (ou com o universo). Você pode pedir algo ou apenas conversar. Isso faz você entrar em contato com seu interior e relaxar. 

3. Ao acabar sua meditação orante, volte a prestar atenção ao seu corpo. Mexa os dedinhos dos pés e das mãos e quando se sentir pronto, abra os olhos. 

Mantra

Geralmente as pessoas pensam que essa técnica é apenas repetir uma palavra estranha como "om" e ficar 1 hora nisso,mas não. A meditação pode ser feita em até 5 minutos, o importante é você entrar em contato com a sua essência e relaxar. Você pode fazer o seu próprio mantra em português mesmo. A Paula Abreu criou o "deixo ir". Você pode tentar esse.

1. Respire fundo algumas vezes.

2. Repita mentalmente ou em voz alta o seu mantra, exemplo: "deixo ir". Em voz alta (pode ser sussurro) você tem a vantagem de sentir o som do mantra reverberando pelo seu corpo e isso ajuda na concentração. Você pode usar um cordão de oração (até um terço serve) para ajudar a contar os mantras, mas você pode fazer isso sem contar.

3. Quando sentir que já meditou pelo tempo de desejava,mexa algumas partes do seu corpo  devagar e abra os olhos lentamente.

Prestar atenção na respiração

Esse é o mais básico e consiste em apenas prestar atenção na sua respiração. Tem muito a ver com estar consciente do agora. Pode ser mais difícil se você não tem muito foco, mas você pode ir tentando aos poucos. Um minuto num dia, dois no outro e assim ficando mais tempo. 5 minutos já é o bastante para ter uma meditação profunda e edificante.

1. Respire profundamente algumas vezes

2. Respire lentamente e sinta sua respiração entrando no seu corpo. Sinta o calor, a sensação dos seus pulmões se enchendo.

3. Expire devagar e preste atenção na sensação de ter o ar fora dos seus pulmões. Depois inspire novamente.

4. Ao chegar ao tempo que você escolheu ser suficiente, vá despertando seu corpo aos poucos e abra os olhos. 


Essas técnicas tem sido muito valiosas para mim na aventura de autoconhecimento. Não precisa ser religioso ou esotérico para praticar meditação, muitas pessoas fazem isso e tem vivido seus benefícios, eu sou um exemplo. 

Se você quer se aprofundar na técnica de meditação, a Paula Abreu,coach e autora de alguns livros como o Escolha sua vida criou um curso de meditação que está na promoção (link aqui). Nessa página ela desmistifica alguns mitos da meditação e te dá razões para você meditar mesmo que você ache que não consegue. 

Espero ter ajudado vocês! Um beijo!


You May Also Like

2 comentários

  1. como eu amo essa parte de meditação só quem medita sabe o bem q faz para a alma!! parabéns pelo post Beatriz :)

    magguets.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post! Meditação é uma prática maravilhosa mesmo.♥

      Excluir

Ei, deixe seu comentário! Sua opinião faz a diferença por aqui. Se tem um blog,pode colocar seu link para eu retribuir a visita, mas não faça SPAM,hein.