Curso Técnicas De Escrita: Redação para ENEM

by - sábado, setembro 19, 2015

Olá,pessoal! Como estão todos? Bem, eu estive pensando por muitos meses em começar um curso de técnicas de escrita aqui no blog. Seria uma forma de trazer um pouco do que aprendi na faculdade de Letras e compartilhar aqui com vocês. Ainda estou organizando como será feito esse curso, mas já vou começar com um assunto que vai interessar a muita gente: como escrever uma redação para o ENEM e outros vestibulares. 

A redação do ENEM é feita na forma dissertativo-argumentativa, e o que seria isso? É uma redação que você discute um tema apresentando fatos e dados (dissertativa) e usa sua opinião e conhecimento de mundo (argumentativa). Mas precisamos prestar atenção porque mesmo que ela peça sua opinião você NÃO PODE colocar coisas como "eu acho...", "eu penso...", "na minha opinião...". Nem pensem em fazer isso! Nós devemos usar sempre o impessoal, desta forma: "Acredita-se...",  "É de opinião da maioria...", "Como é sabido...". Esse é o primeiro truque para uma redação bem feita. 

O segundo truque é saber quais critérios serão avaliados na sua redação. São eles:

I) Norma Culta. 

( )Zero ( ) 40 ( ) 80( ) 120( ) 160 ( ) 200

II) Compreensão da Proposta de Redação.

( )Zero ( ) 40 ( ) 80( ) 120( ) 160 ( ) 200

III) Seleção/Organização dos Argumentos.

( )Zero ( ) 40 ( ) 80( ) 120( ) 160 ( ) 200

IV)Construção da Argumentação.

( )Zero ( ) 40 ( ) 80( ) 120( ) 160 ( ) 200

V) Proposta de Intervenção/Solução.

( )Zero ( ) 40 ( ) 80( ) 120( ) 160 ( ) 200

O avaliador (a) vai observar esses 5 critérios na sua redação e dará uma nota de zero a 200 de acordo com o seu desempenho no decorrer do texto. 

Quanto a estrutura que você deve manter em mente  para este tipo de redação será nosso terceiro truque. É bem simples e você já pode ir treinando com temas de redações passadas:

•Título
- Sem pular linha;
- Deixar como a última coisa;
- Evite clichês;

• Introdução
- Retoma o tema com outras palavras;
- Cita 3 argumentos/fatos sobre o tema;

• Desenvolvimento dos argumentos
- Desenvolve o argumento 1 em um parágrafo;
- Desenvolve o argumento 2 em outro parágrafo;
- Desenvolve o argumento 3 em mais um parágrafo;

*DICA- Usar: Contudo, Entretanto, No entanto(desmentir uma ideia), Portanto, Conforme dito, A saber (ligar uma ideia), É sabido, Sabe-se, Os dados da pesquisa X mostram que, Segundo Fulano (para citar uma ideia comum ou de outra pessoa). 

• Conclusão
- Relembra o tema com outras palavras;
- Cita pelo menos uma solução para o problema do tema.

*DICA- Usar: Conforme visto..., De acordo com o que foi debatido..., Pensando sobre os problemas citados/abordados...

No site da UOL EDUCAÇÃO tem algumas redações nota 1000 para inspirar vocês, vale a pena conferir.

E é só isso! Pegar o tema, tirar dele 3 problemas e pensar em uma solução. Na teoria é fácil,eu sei. O que pega é colocar em prática,não é? Por isso aconselho que vocês que vão prestar ENEM treinem bastante esse modelo. Pelo menos 1 redação a cada 2 semanas já ajuda e muito. E como dizem no teatro: "quebrem a perna" (ou seja: boa sorte), rs. 

• Acompanhe todos os módulos clicando na tag Técnicas De Escrita.

You May Also Like

2 comentários

Ei, deixe seu comentário! Sua opinião faz a diferença por aqui. Se tem um blog,pode colocar seu link para eu retribuir a visita, mas não faça SPAM,hein.